Português Português English English Español Español Français Français Deutsch Deutsch

Após dois dias de provas, a V Olimpíada Brasileira de Neurociências (OBN) chegou ao fim, tendo como resultado final:

  • 1a. Colocada: Helen Valério Chaves Moura de Souza (Colégio Pedro II – Campus Niterói). Supervisor: Mônica Narciso Guimarães. (Comitê do Rio de Janeiro e Grande Rio)
  • 2o. Colocado: Nícolas Yamada Tanigava (Colégio Mater Amabilis). Supervisor: Josafá Tito Figueiredo Júnior. (Comitê de São Paulo)
  • 3a. Colocada: Isabelle da Silva dos Santos, 16 anos (Colégio Militar Dom Pedro II). Supervisor:  Josenete barbosa da Silva. (Comitê de Brasília).

Esta edição da OBN teve como Coordenadores Alfred Sholl-Franco e Ingrid Moura. Após ter sido realizada nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, a competição nacional de 2017 foi realizada em São Fidélis, e durou dois dias, contando com provas de:

  • neuroanatomia,
  • neurohistologia,
  • neurociências básicas e aplicadas,
  • clínica neurofuncional (diagnóstico clinico).

As provas foram compostas por avaliações objetivas, quiz e perguntas discursivas (Morfologia, clínica Funcional e Live Questions).

No primeiro dia, no período da manhã, foi realizada sessão de Cinema (Neurocine) comentada, quando os alunos puderam realiar um trabalho de discussão e construção de mapas de conceitos sobre a animação “DivertidaMente”.

No segundo dia, os participantes puderam relaxar com atividade cultural (Declamação de Poesias), com Geraldo Evangelista Chocolate e Thiago Yuri, antes do encerramento da competição e premiação dos primeiros colocados.

A ação é promovida pela Organização Ciências e Cognição (OCC) e pelo projeto de extensão ‘Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN), do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), da UFRJ, contando com o apoio institucional da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ e do Grupo CENSUPEG.

Agradecemos em especial às coordenação e direção do Grupo Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós GraduaçãoCENSUPEG / Faculdade FASFI e à Secretária de Educação de São Fidélis por acolher a OBN, na edição de 2017, e estimular as olimpíadas de conhecimentos. Acompanhe as Olimpíada Brasileira da Neurociências através do sítio www.cienciasecognicao.org/brazilianbrainbee.

Registro fotográfico disponível na página com todos os detalhes do evento:CLIQUE AQUI!


2 Comments

Keila · 8 de maio de 2017 at 2:56

O nome da primeira colocada é Hellen Valério Chaves e não Chagas.

    cienciasecognicao · 11 de maio de 2017 at 2:54

    Já foi corrigido. Agradeçemos pela correção. Att., Coordenação Nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.