Português Português English English Español Español Français Français Deutsch Deutsch

Considerando a evolução da atual pandemia do coronavírus e a previsão de distribuição de vacinas em larga escala, no melhor dos cenários, somente em 2021, o Comitê Nacional da VIII Olimpíada Brasileira de Neurociências informa:

  1. A VIII Olimpíada Brasileira de Neurociências (2020) ocorrerá de forma inteiramente online, conforme novas definições e calendário abaixo.
  2. A International Brain Bee cancelou o campeonato 2020. Desta forma, o campeão brasileiro de 2020 não poderá competir na etapa internacional.
  3. Neste sentido, aos 3 primeiros colocados da OBN 2020 será assegurada uma vaga na etapa nacional de 2021, para que possam ter chances de disputar a Internacional, caso desejem e ainda estejam no Ensino Médio.
  4. A realização das etapas locais pelos Comitês Locais credenciados será completamente opcional e, caso os comitês optem por não realizar este ano, os candidatos destas localidade poderão, excepcionalmente, competir na Olimpíada Local Descentralizada.

Cronograma e definições

Comitês Locais

- Prazo para comunicação da intenção de realizar a competição local: até 15 de agosto/2020
- Prazo máximo para realização das competições locais: até 10 de outubro/2020
- Data das provas dos comitês locais: consultar com cada comitê.
- Homologação dos competidores nacionais: 17 de outubro/2020

As competições devem ser realizadas de forma exclusivamente online, visando proteger a saúde dos competidores e seus familiares.

O Comitê Nacional recomenda fortemente que os Comitês Locais adotem a plataforma Portal do Candidato, sistema de atividades remotas da própria OBN, para inscrição, comunicação e realização da prova.

 

Olimpíada Local Descentralizada\Células Descentralizadas

- Prazo para credenciamento de células descentralizadas: até 12 de setembro/2020
- Homologação das células inscritas: 19 de setembro/2020
- Inscrição dos alunos na competição (Portal do Candidato): até 23 de setembro/2020
- Realização da Olimpíada Local Descentralizada: 26 de setembro/2020 às 10h
- Homologação dos competidores nacionais: 17 de outubro/2020

A Olimpíada Local Descentralizada permite a participação de candidatos de regiões em que não existem Comitês Locais credenciados. Professores, diretores, escolas etc. podem se credenciar como Células Descentralizadas, divulgando a prova e preparando os estudantes (credencie sua escola).

A competição ocorrerá de forma totalmente online, no Portal do Candidato.

No momento da inscrição, o candidato terá acesso a diversos materiais para o estudo das neurociências.

A prova será composta de 30 questões múltipla-escolha, sendo 10 de morfologia, 10 de neurofisiologia e 10 de clínica.

Cada Célula Descentralizada poderá enviar até 2 estudantes para competir na etapa nacional. Caso tenha até 99 alunos participantes, poderá enviar apenas o primeiro colocado. Caso tenha mais que 100 alunos participantes, poderá enviar os dois primeiros colocados. Caso participem menos que 10 estudantes, a célula será descredenciada e seus alunos competirão como independentes.

Será permitida a participação de candidatos independentes. Até 99 competidores, esta categoria elegerá um representante à etapa nacional. Com mais de 100, serão dois representantes na etapa nacional.

 

Olimpíada Brasileira de Neurociências/Etapa Nacional

- Homologação dos competidores nacionais: 17 de outubro/2020
- Realização da etapa nacional: 7 e 8 de novembro/2020

A VIII Olimpíada Brasileira de Neurociências será realizada de forma totalmente online, através do Portal do Candidato.

A competição manterá as 4 provas que atualmente a compõem, com apenas alguns ajustes, a saber: Prova de Morfologia, Prova Quiz, Prova de Clínica, Prova Live Questions.

As 3 primeiras provas (Morfologia, Quiz e Clínica) serão realizadas no próprio Portal do Candidato, sendo compostas por questões múltipla-escolha, de acordo com o conteúdo de cada uma, durante o dia 7 de novembro/2020. As notas obtidas nestas 3 provas irão compor um score classificatório e eliminatório.

A prova Live Questions será realizada no dia 8 de novembro/2020 através de uma vídeo-conferência na plataforma Google Meet. As questões serão apresentadas aos candidatos de forma oral e ao vivo e os mesmos terão que responder da mesma forma, frente a uma banca de jurados, que decidirão sobre a aceitabilidade de cada resposta fornecida. Esta prova será gravada e também será acompanhada por fiscais do Comitê Nacional.

Considerando a grande demanda de pessoal requerida pela prova Live Questions e, ao mesmo tempo, a sua imprescindibilidade para adequada avaliação remota dos competidores, somente os 10 primeiros colocados na pontuação média resultante das 3 primeiras etapas participarão desta última.

 

Dúvidas podem ser enviadas para brazilianbrainbee@cienciasecognicao.org

Categories: 2020

0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.