Português Português English English Español Español Français Français Deutsch Deutsch

É com enorme satisfação que o Comitê Nacional torna público o Edital da X Olimpíada Brasileira de Neurociências referente ao ano 2022, com as devidas atualizações e definições para todos que desejem participar.

Neste ano, a Olimpíada Brasileira de Neurociências chega a sua décima edição e assim como outras competições e atividades em todo o mundo, precisou passar por um significativo processo de reinvenção nos ultimos anos.

Considerando o sucesso na implementação do modelo remoto da competição através da consolidação do Portal do Candidato, o comitê nacional opta por transformar a competição em uma atividade hibrida para o ano de 2022. Sendo dividida e duas fases, a primeira online e a fase final presencial.

CRONOGRAMA E DEFINIÇÕES

Comitês locais
  • - Prazo para comunicação da intenção de realizar a competição local: até 25 de fevereiro/2022
  • - Prazo máximo para realização das competições locais: até 15 de abril/2022
  • - Data das provas dos comitês locais: consultar com cada comitê.
  • - Homologação dos competidores nacionais: 17 de abril/2022

Os comitês possuem a liberdade de realizar suas etapas locais da forma que achar melhor (online ou presencial), desde que atendam às recomendações sanitárias e protocolos de segurança da sua região. 

Reforçamos que TODAS as inscrições de participantes devem ser feitas através do Portal do Candidato.

Mantemos para o ano de 2022 a nossa política de vagas, onde metade das vagas oferecidas pelo comitê, de acordo com número de participantes, são destinadas a alunos de escolas públicas e a outra metade a alunos de ampla concorrência. 

Olimpíada Local Descentralizada de Neurociências (OLDN)
  • - Inscrição dos alunos na competição (Portal do Candidato): até 04 de abril/2022
  • - Realização da OLDN (Portal do Candidato): 09 de abril/2022
  • - Divulgação dos resultados da OLDN: 16 de abril/2022

A grande novidade para este ano é a extinção das Células Descentralizadas. Agora, todos os alunos que desejem participar da competição irão se inscrever na OLDN como Candidatos Independentes através do portal do candidato e terão acesso a todo o material de estudo disponibilizado pelo comitê nacional.

A oferta de vagas para os candidatos da OLDN será a mesma dos Comitês Locais, seguindo, inclusive, a garantia de vagas para alunos de escolas públicas. Entretanto, regiões que possuírem um grande número de inscritos, terão representantes garantidos na etapa nacional. Veja abaixo, como será esta dinâmica:

 

Como irá acontecer esta divisão?

No dia da prova da OLDN, se uma determinada cidade possuir 30 (trinta) alunos ou mais, realizando a prova, esta cidade terá os seus campeões locais indicados a etapa nacional, serão enviados os 6 (seis) melhores alunos daquela cidade, sendo 3 (três) de ampla concorrência e 3 (três) de escolas públicas.

Vale reforçar que o aluno só poderá participar de UMA etapa local. Ou seja, se o aluno resolver participar como um candidato independente se inscrevendo na OLDN, o mesmo aluno não poderá participar de nenhuma das provas realizadas pelos comitês homologados. Se for constatada a participação em mais de uma prova da etapa local, este aluno será eliminado.

 

X Olimpíada Brasileira de Neurociências/Etapa Nacional
  • - Homologação dos competidores nacionais: 17 de abril/2022
  • - Primeira fase da X OBN: 23 de abril/2022
  • - Fase final da X OBN (Live Questions): 21 de maio/2022
  • - Divulgação dos resultados da X OBN: 21 de maio/2022

A X Olimpíada Brasileira de Neurociências ocorrerá de forma híbrida. Onde a primeira fase será realizada no portal do candidato, e a segunda fase, de forma presencial.

Na primeira fase os alunos farão as provas de Morfologia, Clínica e Quiz de forma online através do portal do candidato. Estas provas serão compostas por questões múltipla-escolha, de acordo com o conteúdo de cada uma, durante o dia 23 de abril/2022. As notas obtidas nestas 3 provas irão compor um score classificatório e eliminatório e apenas os 10 primeiros colocados irão para a fase final..

Na fase final, estes 10  competidores realizarão a prova Live Questions, que será aplicada no dia 21 de maio/2022 de forma presencial, em Joinville-SC, nas dependências da Faculdade Censupeg. 

IMPORTANTE: Será cobrada a vacinação contra COVID-19 para todos os participantes da etapa presencial, sejam eles competidores, supervisores etc. Além disso, serão aplicados todos os protocolos de segurança sanitária, inclusive com possibilidade de testagem e verificação de sintomas, a qualquer momento da etapa presencial.

Nesta prova, 20 questões serão apresentadas aos candidatos de forma oral e os mesmos terão que responder com respostas discursivas curtas, frente a uma banca de jurados, que decidirão sobre a aceitabilidade de cada resposta fornecida. Esta prova será gravada e também será acompanhada por fiscais do Comitê Nacional.

Maiores informações podem ser encontradas no edital.

Demais dúvidas podem ser enviadas para brazilianbrainbee@cienciasecognicao.org

O comitê nacional da Olimpíada Brasileira de Neurociências, deseja a todos bons estudos e que a competição de 2022 possa ser uma excelente oportunidade de troca de conhecimento e fonte de inspiração para os futuros cientistas do país.

Dúvidas podem ser enviadas para brazilianbrainbee@cienciasecognicao.org

Categories: 2022

0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.