Português Português English English Español Español Français Français Deutsch Deutsch

Sobre a Olimpíada de Neurociências no Mundo

A International Brain Bee foi fundada em 1998 pelo Dr. Norbert Myslinski (Universidade de Maryland - EUA), contando com a participação de 12 Comitês Locais Norte-americanos. Foi criada no contexto da “Década do Cérebro”, em que foram incentivadas ações de pesquisa e divulgação das neurociências em todo o mundo. A Brain Bee e a Brain Awaraness Week foram as principais ações de divulgação das neurociências empreendidas, surgindo nos EUA e depois pelo mundo.

Atualmente, a organização segue o padrão original estabelecido pelo Dr. Myslinski, onde os estudantes avançam através de três níveis: competições locais (mais de 150 Comitês Locais, sendo 12 brasileiros), nacionais (em mais de 30 países) e internacional que reúnem competidores de 6 continentes. Cerca de 30 mil estudantes competem anualmente, com participação brasileira desde 2013.

Sobre a Olimpíada de Neurociências no Brasil

    No Brasil, as competições de neurociências realizadas para alunos do ensino médio foram instituídas no ano de 2013, a partir da iniciativa do Dr. Alfred Sholl-Franco e da montagem de um comitê nacional no Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (NuDCEN), nas dependências do Instituto de Biofísica Carlos Cargas Filho (IBCCF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o apoio desta instituição de ensino superior e da organização não governamental (ONG) Organização Ciências e Cognição (OCC).

    Linha temporal do credenciamento de comitês locais (2013-2019).


    Representação do número de candidatos participantes da competição nacional (escala na ordenada à esquerda), do número de competidores  nos comitês locais ou células descentralizadas (escala na ordenada à direita), do número de escolas de ensino básico de origem (número entre parêntesis) e o do número de comitês locais/células descentralizadas participantes, entre 2013 e 2018 (escala na ordenada à esquerda).
     

    Ao longo dos anos, a OBN mantém um crescimento constante, no que diz respeito ao credenciamento de novos comitês locais e incentivo a um número maior de participantes e supervisores, sendo possível observar a ampliação progressiva das regiões do país representadas na etapa nacional. A partir de 2020, espera-se um aumento de cidades participantes com a instituição do sistema de células descentralizadas, a serem organizadas diretamente por professores em escolas do ensino básico (Quer saber mais?).

     

    Edições anteriores da OBN

    • I Olimpíada Brasileira de Neurociências - 2013

    • II Olimpíada Brasileira de Neurociências - 2014

    • III Olimpíada Brasileira de Neurociências - 2015 

    • IV Olimpíada Brasileira de Neurociências - 2016

    • V Olimpíada Brasileira de Neurociências - 2017

    • VI Olimpíada Brasileira de Neurociências - 2018

    • VII Olimpíada Brasileira de Neurociências - 2019

     

    Quer saber mais sobre a International Brain Bee?

    Acesse : https://thebrainbee.org/