Inscrições
Programação Preliminar
Documentação
Formulários
Dúvidas sobre o Edital
Contato com o Coordenador da Olimpíada Brasileira de Neurociências
Endereço para correspondência postal
As inscrições para a VII OBN poderão ser feitas de 01 de abril até o dia 25 de junho de 2019.
As provas ocorrerão nos dias 17, 18 e 19 de julho de 2019 (4a, 5a e 6a feiras), no Campus Fundão da Universidade Federal do Rio de Janeiro, localizada na Av. Carlos Chagas Filho, 373, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro – RJ CEP 21.941-902.
A VII OBN será realizada como evento satélite ao II Simpósio Brasileiro de Neurociências (II SBN). Todos os candidatos aprovados nas competições locais (incluindo os indicados que realizarem a prova online para candidatos de regiões sem comitês estabelecidos) e indicados para a competição nacional devem, além de se inscreverem na Competição Nacional, se inscreverem como participante do II SBN. A inscrição do competidor e do seu acompanhante no Simpósio serão confirmadas após aprovação da inscrição na VII OBN. O Comitê Organizador do II SBN oferece gratuidade na inscrição para todos os competidores indicados pelos comitês locais e para um acompanhante de cada competidor (o supervisor ou um responsável). Convidamos todos os competidores a participarem das atividades científicas do simpósio, que será realizado nos dias 17, 18 e 19 de julho de 2019. Para se inscreverem no II SBN, acesse AQUI (utilizando o lote: Competidor / Supervisor indicado pelos Comitês Locais para a Olimpíada Brasileira de Neurociências).
Programação Preliminar
17/07 (Quarta-feira)
12:00 às 13:30 horas – Credenciamento dos competidores da VII OBN.
14:00 às 15:00 horas – Prova de Morfologia.
15:30 às 16:30 horas – Prova de Neurociências Básicas (Quiz).
18/07 (Quinta-feira)
09:00 às 10:00 – Prova de Neurociências Clínicas (Diagnósticos).
13:00 às 18:00 – Atividade de confraternização organizada pelo Comitê Nacional a ser divulgada
19/07 (Sexta-feira)
8:30 às 10:30 – Live Questions para competidores da VI OBN
17:00 – Cerimônia de Encerramento e Premiações da VII OBN
Nota: a ordem de execução das avaliações será informada na programação presente no sitio oficial do II Simpósio Brasileiro de Neurociências, mas poderá ser modificada nos dias de competição conforme decisão do Comitê Nacional, sendo necessária a divulgação prévia para os competidores inscritos.
As provas da OBN serão divididas nos três dias e em quatro etapas, sendo a pontuação máxima de 100 pontos obtida, conforme a seguinte divisão:
- Morfologia do Sistema Nervoso – Avaliação prática/teórica (25%), que envolve conteúdos de embriologia, citologia, histologia e anatomia macroscópica do sistema nervoso. Os candidatos serão apresentados às amostras histológicas preparadas ou de tecido nervoso humano conservado ou às imagens das mesmas. Os estudantes deverão lembrar os nomes e/ou funções das células, tecidos ou estruturas celulares e/ou histológicas e/ou peças indicadas e responder de modo objetivo ou discursivo em suas folhas de resposta, conforme indicação no dia da prova.
- Neurociências Básicas – Avaliação teórica (25%), que envolve responder as questões objetivas apresentadas. As respostas deverão ser marcadas em um cartão (ou caderno) de respostas dentro do prazo de tempo estabelecido e divulgado no dia da competição. Nesta etapa serão abordados temas básicos e avançados (conhecimentos gerais) em neurociências, como, por exemplo desenvolvimento, organização funcional, excitabilidade e sinalização neuronal, sistemas sensoriais e motores, comportamentos, aprendizagem, memória, linguagem, sono, mecanismos de ação de drogas, envelhecimento, dentre outros.
- Neurociências Clínicas – Avaliação prática/teórica (25%), que envolve a utilização de casos clínicos (apresentação de vídeos, dramatizações, desafios) a serem desvendados pelos candidatos. Nesta etapa os candidatos assistirão a vídeos ou apresentação de quadros clínicos por atores (alunos/professores ou outros profissionais), sendo cada apresentação com duração de 1-2 minutos. Será avaliado também o domínio e conhecimento sobre exames laboratoriais e/ou clínicos para o diagnóstico de doença neurológica do paciente, conforme a escolha de uma das seguintes desordens: transtorno bipolar, epilepsia, dislexia, TDAH, TDC, doença de Parkinson, dependência/addição, doença de Alzheimer, doença de Huntington, acidente vascular cerebral/encefálico (AVC/AVE), Síndrome de Korsakoff, Trauma /Lesão raquimedular, Doenças do Príon – Doença de Creutzfeldt-Jakob, Síndrome de Down, esquizofrenia, depressão, TOC, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, síndrome de Tourette, hidrocefalia, paralisia cerebral, síndromes neurológicas relacionadas à SIDA, dor crônica e TEA. Poderão ser abordados os seguintes exames para teste diagnóstico: Teste de Inteligência, Teste de Memória, Exame sanguíneo (Hemograma), Teste de DNA, Punção Lombar, Aferição de Pressão Arterial, Biópsa e Neuropatologia, Teste de condução nervosa, Avaliação de reflexos, Avaliação motora, Avaliação sensorial, Eletroencefalograma, Eletromiografia, Estudo de fluxo sanguíneo cerebral, Tomografia Computadorizada (CT scan), Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET scan), Imagem de Ressonância Magnética Funcional (functional MRI), Imagem de Ressonância Magnética (MRI scan).
- Live Questions – Avaliação teórica (25%) discursiva, que envolve responder a perguntas apresentadas oralmente e corrigidas por uma comissão julgadora, na medida em que as mesmas forem sendo respondidas. O tempo para responder a cada uma das perguntas abertas será de no máximo 1 (um) minuto. Nesta etapa as questões podem abordar todos os temas anteriormente avaliados (morfologia do sistema nervoso, neurociências básicas e clínicas), envolvendo conhecimentos gerais tais como: desenvolvimento, organização funcional, excitabilidade e sinalização neuronal, sistemas sensoriais e motores, comportamentos, aprendizagem, memória, linguagem, sono, doenças/distúrbios, mecanismos de ação de drogas, envelhecimento, dentre outros.
Nota: a ordem de execução das avaliações será informada na programação presente no sitio oficial do evento, mas poderá ser modificada nos dias de competição conforme decisão do Comitê Nacional, sendo necessária a divulgação prévia no sítio eletrônico. A ordem de apresentação das peças/imagens anatômicas e das imagens histológicas será determinada apenas no dia da competição e poderá ser alterada dependendo das circunstâncias locais e/ou da disponibilidade de recursos. A ordem ou mesmo a estrutura da competição (inclusão ou retirada de alguma etapa) poderão ser alteradas pelo Comitê Nacional.
Inscrições
Um candidato para se inscrever na Olimpíada Brasileira de Neurociências deverá ter competido no presente ano em uma competição local (ou na competição para residentes onde não há um comitê local) e ter sido aprovado. Os Comitês locais farão a indicação de até 3 (três) candidatos e dos supervisores responsáveis pelos candidatos. Inscrições fora do prazo ou ainda outros casos omissos serão avaliados pela Comissão Organizadora Nacional;
Poderão participar jovens nascidos ou residentes no território nacional. No caso de jovens de outra nacionalidade, os mesmos devem estar regularmente matriculados ou terem completado o ensino médio em instituição de ensino localizada e/ou credenciada em território nacional. No caso de um representante estrangeiro ser selecionado, ele estará representando o Comitê Local onde realizou sua seleção junto ao Comitê Brasileiro e representando o Brasil junto ao Comitê Internacional e não o pais de sua nacionalidade. A competição nacional será bilíngüe caso seja necessário (português/inglês), possibilitando que as perguntas e/ou respostas sejam feitas e respondidas em português e/ou inglês. Nenhum outro idioma será aceito nas respostas dos candidatos;
Poderão participar da Olimpíada Brasileira de Neurociências/Brazilian Brain Bee (OBN/BBB) estudantes representando escolas públicas e privadas ou espaços de ciências e tecnologias (e.g. Museus, Espaços de Ciência, ONGs etc) sediados em território nacional, desde que haja concordância da instituição e um responsável (ou supervisor) credenciado junto aos Comitês Locais de origem. Um responsável deverá inscrever o aluno na OBN e acompanhar o candidato durante todo o processo de avaliação. Caso não possa comparecer, deverá nomear e registrar um substituto junto aos Comitês Local e Nacional. O supervisor ou seu representante deverá acompanhar o aluno, caso este seja selecionado em primeiro lugar, representando o Brasil no campeonato internacional (21-25/09 de 2019, 21ª Competição Internacional de Neurociências (International Brain Bee) em Daegu – Coréia do Sul, durante 10th IBRO World Congress of Neuroscience (http://www.ibro2019.org/).
Para credenciamento, o aluno juntamente com o seu supervisor deverão preencher o formulário online disponível em Formulário Inscrição da OBN do dia 01 de abril até o dia 20 de junho de 2019;
Poderão participar da OBN estudantes que tenham, até o dia 01 de julho de 2019, inclusive, o mínimo de 14 (quatorze) anos e o máximo 18 (dezoito anos completos) anos de idade e que estejam matriculados no ensino médio em andamento ou mesmo completo, desde que nunca tenham obtido matrícula em Instituição de Ensino Superior;
Documentação
O candidato à VII OBN e o seu supervisor/professor responsável devem se credenciar preenchendo o formulário de inscrição e anexando-o no site https://doity.com.br/vii-olimpiada-brasileira-de-neurociencias.
Documentos a serem anexados (em formato pdf) no processo de inscrição:
Formulário Inscrição na OBN (com todas as assinaturas);
Foto do aluno
Foto do supervisor;
Comprovante de vínculo institucional (do supervisor),
Registro geral (RG) do aluno,
RG do responsável legal,
RG do supervisor;
Comprovante de escolaridade (do aluno);
Carta de autorização do responsável pelo estudante para realização da atividade MODELO AUTORIZAÇÃO PARA MENOR).
A confirmação da inscrição e sua divulgação será realizada por e-mail diretamente aos candidatos/supervisores e na pagina oficial da OBN (www.cienciasecognicao.org/brazilianbrainbee). A validação da Inscrição é condicionada ao recebimento de toda a documentação original e assinada no prazo estabelecido. Todos os candidatos e seus acompanhantes devem se inscrever, gratuitamente, no II SBN, evento onde a competição será realizada.
Dúvidas sobre o Edital
As dúvidas sobre o presente edital deverão ser encaminhadas ao Coordenador da OBN, Professor Dr. Alfred Sholl-Franco.
Contato com a Coordenação
Telefone: (55) 21 98743-0444, Fax: (55) 21 2280-8193.
email: brazilianbrainbee@gmail.com / alfredsholl@gmail.com.
Website: http://www.cienciasecognicao.org/brazilianbrainbee.
Endereço para correspondência postal
Prof. Dr. Alfred Sholl-Franco / Acadêmica Ingrid Moura
Coordenadores da Olimpíada Brasileira de Neurociências
Programa de Neurobiologia
CeC-NuDCEN – Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências
Sala G0-015, Bloco G, Centro de Ciências da Saúde. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Av. Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ 21.941-902, Brasil.
_________________________________________________________________________________________
Esta Olimpíada de Neurociências é um evento sancionado oficialmente pela ©International Brain Bee
© 2012 Organização Ciências e Cognição. Todos os Direitos Reservados. Por favor, envie sugestões de melhorias, correções e comentários para o suporte Web (assessoria@cienciasecognicao.org), aos cuidados de Glaucio Aranha.
0 Comments