Português Português English English Español Español Français Français Deutsch Deutsch

[atualizado em 18/03/20 às 20:00]

Prezados competidores, professores, escolas e coordenadores locais,

Devido a recente pandemia mundial do COVID-19, e a crescente confirmação de casos no território de brasileiro, a Olimpíada Brasileira de Neurociências (Brazilian Brain Bee) vem esclarecer que a competição nacional está adiada, por tempo indeterminado.

Esta decisão foi tomada em harmonia com o comunicado de adiamento, também por tempo indeterminado, da International Brain Bee, que estava agendada para os dias 6-8 de agosto de 2020, em Washington D.C. – EUA. Estamos em constante contato com a coordenação do evento internacional e colaborando na tomada de decisão, incluindo definição de novas datas.

Recomendamos fortemente que todos os comitês locais façam o mesmo, a fim de preservar a saúde dos alunos e da população local. queles comitês que resolverem manter a competição, pedimos que a mesma seja feita por sistemas online e nos dispomos a auxiliar no que for necessário.

Ou seja, considerando o cenário epidemiológico e as determinações das autoridades sanitárias de que sejam evitadas aglomerações, o Comitê Nacional resolve:

  • Suspender a data limite para as competições locais, até nova definição;
  • Permitir que os comitês locais adotem metodologias para realização de avaliação online;
    • O Comitê Nacional colaborará com todos os comitês interessados em realizar suas avaliações desta forma, que poderá ser desenvolvida a partir de metodologias como o Portal do Candidato da OBN (baseado no moodle), kahoot, socrative e outros.
  • Manter o credenciamento de células descentralizadas, porém adiar a prova por tempo indeterminado
  • Adiar as datas da competição nacional de forma indeterminada.

Considerando que o principal objetivo das brain bees é difundir e encorajar o conhecimento neurocientífico, sugerimos que durante este período os comitês locais realizem vídeo-aulas, webnars, lives e outras formas de interação online. Trata-se de uma oportunidade para migrar seus inscritos para o Portal do Candidato, que servirá como plataforma para esta convivência virtual.

O Portal do Candidato, um ambiente virtual de aprendizagem, mantido pela OBN, que conta com diversos materiais de estudo, como livros, vídeos, aulas em PDF, textos etc. Este portal é mediado pelos comitês locais, que podem adicionar conteúdos e comunicados específicos para os seus competidores, além de permitir a realização de provas, quiz, questionários e outras atividades de forma inteiramente online. Neste contexto de pandemia, estimulamos aos comitês locais a adoção e realização de atividades através do Portal do Candidato. Todos aqueles que desejarem, podem nos enviar tais materiais, que divulgaremos também em nossas redes (Site, YouTube e Facebook).

Tão logo haja alguma nova orientação, tanto sobre a realização das etapas nacional e internacional, quanto sobre planos alternativos que possam ser sugeridos pelo comitê internacional, entraremos em contato.

Agradecemos desde já a compreensão de toda a comunidade e nos colocamos à disposição para maiores esclarecimentos.

Cordialmente,

Comitê Nacional
Olimpíada Brasileira de Neurociências
Brazilian Brain Bee

Acesse aqui a cartilha desenvolvida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com orientações gerais sobre o Coronavírus-19.

Categories: 2020

0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.