As Olimpíadas de Neurociências (Brain Bee) são competições de neurociência para estudantes do ensino básico. Seu objetivo é motivar os jovens a aprenderem sobre as ciências que estudam sistema nervoso e despertar vocações nas áreas de ciências humanas, tecnológicas e biológicas que estudam ou interagem com as neurociências tanto ao nível básico como clínico.
O Dr. Norbert Myslinski fundou internacionalmente esta ação em 1998, na Universidade de Maryland (EUA), contando com a participação de 12 Comitês Locais Norte-americanos. Atualmente, a organização segue o padrão original estabelecido pelo Dr. Myslinski, onde os estudantes avançam através de três níveis: competições locais, nacional (em mais de 30 países) e a competição internacional que agrega competidores de 6 continentes! Cerca de 30 mil estudantes competem anualmente. Existem mais de 60 sites dedicados a iniciativas locais em todo o mundo e muitos dos ex-concorrentes de olimpíadas de neurociências estão trabalhando agora em neurociência, neurologia, psicologia e áreas afins.
Olimpíada de Neurociências no Brasil
No Brasil, as competições de neurociências realizadas para alunos do ensino médio foram instituídas no ano de 2013, a partir da iniciativa do Dr. Alfred Sholl-Franco e da montagem de um comitê nacional no Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (NuDCEN), do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o apoio desta instituição de ensino superior e da organização não governamental (ONG) Organização Ciências e Cognição (OCC).
A Competição é organizada em três fases: local, nacional e internacional. As etapas locais são as primeiras fases das Olimpíadas de Neurociências e são classificatórias para as outras etapas. No Brasil, as etapas locais são realizadas através de duas estratégias: competições organizadas pelos comitês locais ou organizadas pelo comitê nacional, mas aplicadas pelas células descentralizadas. O aluno precisa escolher uma das duas opções de competição para participar da fase local, de acordo com a disponibilidade em sua região.
Além disso, o Comitê Nacional e os comitês locais desenvolvem ações de divulgação científica, organização de eventos, atividades de extensão entre outras, conforme a imagem abaixo.
Esquema da estrutura organizacional e respectivas atividades desenvolvidas nas olimpíadas de neurociências no Brasil. O comitê nacional é o responsável pela organização e execução da competição nacional, indicadora do candidato para competir na International Brain Bee, pelo credenciamento e monitoramento dos comitês locais e das células descentralizadas e pelo desenvolvimento de atividades de divulgação científica, conscientização pública sobre neurociências e pela produção de cursos e materiais de apoio. Os comitês locais multiplicam as atividades do comitê nacional e são os responsáveis pela indicação de três participantes para a competição nacional. As células descentralizadas, em parceria com o comitê nacional, são as responsáveis pela aplicação de uma competição restrita ao colégio ou comunidade atendida pelo responsável da célula.
A OBN é uma organização não-lucrativa financiada principalmente por contribuições, mas também ajudada e/ou apoiada por parceiros que incluem a Organização Ciências e Cognição(OCC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) a Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC), a Organização Internacional de Investigação do Cérebro (IBRO), Society for Neuroscience (SfN) e muitas faculdades, universidades, fundações, museus, hospitais, bibliotecas, institutos, sociedades e empresas. Diferentes organizações podem sediar o Campeonato da OBN e suas convenções anuais, conforme disponibilidade.
A OBN, assim como a IBB, continua a se expandir e esperamos que mais Comitês Locais sejam iniciados em todo o território nacional, sempre com o objetivo de estimular o aprendizado de neurociências, assim como de despertar vocações por todo o Brasil!! Saiba mais sobre o histórico da OBN.
Convocamos educadores e cientistas para iniciarem um Comitê Local de Olimpíadas de Neurociências em sua cidade. É divertido, fácil e gratificante. Saiba como participar.