Português Português English English Español Español Français Français Deutsch Deutsch

O que é Olimpíada Local Descentralizada de Neurociências (OLDN)?

É uma etapa de nível local para alunos que residem em regiões onde não há comitê local. Dependendo do número de inscritos por cidade, o estudante competirá como candidato independente ou com outros alunos da mesma cidade.

Essa etapa classifica os alunos  para a etapa  nacional da Olimpíada Brasileira de Neurociências. 

  • - Ser estudante do ensino médio (de escola pública ou particular) regularmente matriculado ou ter ensino médio completo, mas sem matrícula ativa em curso de graduação em instituição de ensino superior (pública ou particular);
  • - Residir em região onde não existe comitê local estabelecido e ativo;
  • - Ter, até o dia 1º de junho de 2024 o mínimo de 14 (quatorze) anos e o máximo 19 (dezenove) anos de idade;
  • - Residir no território Nacional;
Informações sobre a prova em 2024: 
  • Inscrições: de 1 de fevereiro a 6 de maio/2024
  • Data da prova: 19 de maio/2024
  • Local: Online, via Portal do Candidato
  • Divulgação dos resultados: 26 de abril/2024

A prova terá 1:30h (uma hora e meia) de duração e iniciará às 17h (horário de Brasília) do dia 19 de maio de 2024 (19/05/2024) em todo o território nacional, de forma simultânea para todos os competidores.

Onde realizar a inscrição?
A inscrição dos alunos da modalidade "Candidato Independente” será realizada  pelo Portal do Candidato, onde, além de realizar o cadastro de informações pessoais na plataforma, o competidor deverá se inscrever também na área designada para a Olimpíada Local Descentralizada de Neurociências.

 

Clique aqui para se inscrever
IMPORTANTE: o aluno só poderá participar de UMA etapa local.

Ou seja, se o aluno resolver participar como um candidato independente se inscrevendo na OLDN, o mesmo aluno não poderá participar de nenhuma das provas realizadas pelos comitês homologados. Se for constatada a participação em mais de uma prova da etapa local, este aluno será eliminado.

Vagas para a etapa nacional

O Comitê Nacional irá reunir e homologar todas as inscrições da Olimpíada Local

Descentralizada de Neurociências e categorizá-las por cidade. Caso a cidade tenha 30 (trinta) candidatos ou mais, esta será considerada habilitada como uma etapa local própria. Desta forma, os três primeiros colocados serão premiados e receberão certificados de campeões daquela cidade;

A alocação de vagas desta cidade para a competição nacional deverá seguir regras semelhantes à dos comitês locais, incluindo a reserva de no mínimo 50% das vagas para candidatos de escolas públicas e as demais para ampla concorrência (o que não impede que sejam ocupadas por alunos oriundos de escolas públicas).

  • - Caso a cidade habilitada tenha até 599 competidores, ela poderá enviar 6 campeões locais;
  • - Caso a cidade habilitada tenha entre 600 e 999 competidores, ela poderá enviar 8 campeões locais;
  • - Caso a cidade habilitada tenha mais de 1000 alunos participantes, ela poderá enviar 10 campeões locais.

E se a minha cidade não atingir o número mínimo de candidatos?

Nas cidades onde não foi atingido o número mínimo de 30 (trinta) candidatos, todos os competidores serão considerados como independentes e irão concorrer entre si por vagas na etapa nacional, mantendo a política de reserva de no mínimo 50% das vagas para estudantes de escolas públicas.

  • - Caso o conjunto de candidatos independentes tenha até 599 competidores, serão selecionados 6 campeões independentes;
  • - Caso o conjunto de candidatos independentes tenha entre 600 e 999 competidores, serão selecionados 8 campeões independentes;
  • - Caso o conjunto de candidatos independentes tenha mais de 1000 alunos participantes, serão selecionados 10 campeões independentes.