FAQs (Perguntas mais Frequentes)
Bem-vindo à nossa página de perguntas mais frequentes! Pedimos que leiam muito atentamente às informações do site pois na maioria das vezes a sua dúvida será esclarecida.
Em caso de dúvidas ou comentários, por favor contacte-nos através do e-mail brazilianbrainbee@gmail.com ou do Instagram @brazilianbrainbee para mais informações.
Perguntas e respostas
1. Quem pode participar da competição nacional?
Alunos com idade entre 14 e 18 anos (não deve ter completado 19 anos até o dia 1º de junho do ano da competição).
- Não é elegível para competição:
- Alunos que, independente da idade, possuam matrícula em curso de ensino superior.
- Alunos com 19 anos ou mais até o dia 1º de junho do ano da competição.
- Alunos que já representaram o Brasil na fase internacional da OBN em anos anteriores.
Candidatos que já completaram o ensino médio podem participar desde que se encontrem na faixa de idade da competição e não possuam matrícula ativa em Instituição de Ensino Superior (Pública ou Particular)
2. Quais são as etapas da competição?
1ª Etapa Local : Alunos participam da competição local através dos comitês locais OU da Olimpíada Local Descentralizada. São selecionados de 6 a 10 alunos de cada comitê, dependendo do número de inscritos. Sendo 50% das vagas reservadas para estudantes da rede pública de Ensino.
Na Olimpíada Local Descentralizada, o Comitê Nacional irá reunir e homologar todas as inscrições da Olimpíada Local Descentralizada de Neurociências e categorizá-las por cidade. Caso a cidade tenha 30 (trinta) candidatos ou mais, esta será considerada habilitada como uma etapa local própria.
Nas cidades onde não foi atingido o número mínimo de 30 (trinta) candidatos, todos os competidores serão considerados como independentes e irão concorrer entre si por vagas na etapa nacional, mantendo a política de reserva de no mínimo 50% das vagas para estudantes de escolas públicas.
Para mais detalhes da politica de vagas da competição, veja os capítulos V e VIII do Edital.
2ª Etapa Nacional: Participam os alunos selecionados nas etapas locais. É selecionado um aluno para a competição internacional
3ª Etapa Internacional: Diversos países enviam um representante para a competição internacional.
3. Como posso participar da Olimpíada Brasileira de Neurociências?
Primeiro é necessário competir na fase local
COMO ?
- Verifique se a sua cidade possui comitê local ativo. Se houver entre em contato e se inscreva!
- Se não houver comitê local em sua cidade, você pode se Inscrever na Olimpíada Local Descentralizada:
- IMPORTANTE: SÓ É PERMITIDA A REALIZAÇÃO DA FASE LOCAL UMA VEZ POR ANO, OU SEJA, É VEDADA:
- PARTICIPAÇÃO EM MAIS DE UM COMITÊ NO MESMO ANO. EX: PARTICIPAR DA COMPETIÇÃO LOCAL NO RJ E EM SP.
- PARTICIPAR DA COMPETIÇÃO ATRAVÉS DE COMITÊ E TAMBÉM PARTICIPAR DA COMPETIÇÃO COMO CANDIDATO INDEPENDENTE
- SOB PENA DE EXCLUSÃO DA PARTICIPAÇÃO EM OUTRAS EDIÇÕES DA COMPETIÇÃO E TAMBÉM ANULAÇÃO DE INDICAÇÃO PARA FASE NACIONAL/INTERNACIONAL.
- Caso seja comprovado que o candidato se inscreveu ou competiu por outro comitê, sua inscrição será automaticamente CANCELADA
- IMPORTANTE: SÓ É PERMITIDA A REALIZAÇÃO DA FASE LOCAL UMA VEZ POR ANO, OU SEJA, É VEDADA:
4.Quais são os benefícios de participar na Olimpíada Brasileira de Neurociências?
Os prêmios a serem fornecidos para os participantes e os vencedores das competições locais e a competição nacional podem variar. Eles geralmente incluem certificados, troféus e viagens para o vencedor para o próximo nível da competição.
5. Qual é a língua oficial das Olimpíadas? Posso competir sem saber inglês?
As competições realizadas no Brasil geralmente são em português, porém há autorização para realização bilíngue à critério do comitê.
Entretanto, na competição internacional só será permitido o uso do inglês e não há previsão para alternativas de tradução. Dessa forma, para participar da etapa é necessário conhecimento/preparação para suprir o desafio da língua.
6. Como posso me preparar para competir em uma Olimpíada de Neurociências?
As questões trabalhadas nas Olimpíadas de Neurociências (Locais, Nacional e Internacional) são criadas a partir do material contido basicamente em duas publicações. A maioria dos países de língua Inglesa utiliza a publicação denominada Brain Facts (Fatos do Cérebro), a qual é grátis para baixar aqui ou a partir do site da Sociedade de Neurociências (Society for Neuroscience). A maioria dos países de outra língua que não a inglesa utilizam o livro “Neurociência: A Ciência do Cérebro”, publicado por The British Neuroscience Association (Copyright British Neuroscience Association 2003, tradução, em 2007, por João O Malva – Instituto de Bioquímica, Faculdade de Medicina, Universidade de Coimbra, Portugal). Todos os campeonatos nacionais e internacionais utilizam o livro “Neurociência: A Ciência do Cérebro”. No caso de atividades práticas serem incluídas nos campeonatos recomendamos aos candidatos o uso das publicações indicadas pelos Comitês Locais e que abordem neuroanatomia e neurohistologia básicas. Caso sejam incluídos casos de doenças, os estudantes também devem conhecer os sinais, sintomas e os critérios de diagnóstico de desordens neurológicas comuns e de psiquiatria. Uma indicação para consulta geral em língua inglesa é o site da Enciclopédia de Medicina da Medline Plus, o qual pode ser encontrado na Biblioteca Nacional de Medicina.
7. Onde posso obter uma cópia do Brain Facts?
Não há até o momento uma versão em português do livro Brain Facts (Fatos do Cérebro). A versão em inglês está disponível no site da Sociedade para a Neurociência (Society for Neuroscience). Estudantes ou professores podem solicitar uma cópia impressa através do mesmo site.
8.Onde posso obter uma cópia de “Neurociência: A Ciência do Cérebro”?
As cópias podem ser baixadas gratuitamente a partir do site da Organização Internacional para a Pesquisa do Cérebro (IBRO) e através do link para a Campanha Cérebro, onde você poderá encontrar a versão em 21 idiomas. Estudantes ou professores interessados em solicitar uma cópia impressa da publicação também deve visitar o site para mais informações.
9. Há exemplos de perguntas que eu possa consultar?
O comitê nacional não disponibiliza exemplos de perguntas ou as provas antigas. No entanto, um bom jeito de realizar questões a fim de estudar para as provas é solicitar ao ChatGPT que crie perguntas com as temáticas e formato das provas.
10. Qual a diferença entre comitê local e a Olimpíada Local Descentralizada?
_
Os comitês Locais tem a chancela do comitê local e possuem uma organização própria para organização de provas, estudos, entre outros. A Olímpiada Local Descentralizada é organizada pelo comitê nacional e abrange candidatos de todas as regiões e localidades do Brasil onde não há um comitê local.
11. Eu estou interessado em começar um Comitê Local e desenvolver uma Olimpíada de Neurociências em minha região. O que devo fazer?
Será um prazer termos mais uma competição local! Se você quiser mais informações sobre como iniciar uma Olimpíada de Neurociências, visite a página Inicie um Comitê Local.
0 Comments